Strict Standards: Declaration of MiniXMLElementDocType::toString() should be compatible with MiniXMLElement::toString($depth = 0) in /home/ponto/public_html/include/classes/element.inc.php on line 1606

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/ponto/public_html/include/classes/element.inc.php:1606) in /home/ponto/public_html/blog/posts.php on line 35

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/ponto/public_html/include/classes/element.inc.php:1606) in /home/ponto/public_html/blog/posts.php on line 36

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/ponto/public_html/include/classes/element.inc.php:1606) in /home/ponto/public_html/blog/posts.php on line 37
Cartão de Crédito - Desmistificando o seu uso

Cartão de Crédito - Desmistificando o seu uso

Publicado em: Segunda, 10 d Maio d 2010 23:16:05

Para quem vai utilizar o cartão de crédito pela primeira vez, ou para quem já utiliza o cartão, mas não consegue controlá-lo, existem alguns conceitos básicos que precisam ser conhecidos para melhor aproveitar este meio eletrônico de pagamento.

O cartão de crédito deve ser nosso aliado, não nosso inimigo, para tanto temos que conhecê-lo bem e saber utilizar suas vantagens e evitar suas armadilhas.

Vamos entender melhor como funciona o cartão de crédito começando pela sua bandeira.

Existem várias bandeiras de cartão de crédito, e é observando a bandeira de seu cartão que você saberá se um estabelecimento em particular aceita ele como meio de pagamento, é importante observar no estabelecimento se existe algum adesivo com a bandeira igual a de seu cartão antes de efetuar a compra, uma boa prática também é questionar se o pagamento com cartão está funcionando, ou se existe algum valor mínimo para que o pagamento possa ser realizado por este meio eletrônico.

Devemos também observar qual o limite de crédito do cartão, e antes de tentarmos efetuar uma compra, devemos saber o quanto deste limite está disponível. O limite de crédito vai sendo utilizado e tornando-se indisponível durante as compras mensais, após o pagamento da fatura o limite é liberado novamente para uso. Vale lembrar que no caso de compras parceladas só será liberado o limite referente ao valor da parcela paga na fatura, ficando o restante do crédito indisponível até o pagamento de todas as parcelas.

A melhor data para se comprar no cartão de crédito é no dia seguinte ao que a fatura é fechada. A fatura geralmente é fechada dez dias antes do vencimento, ou seja, as compras realizadas neste dia só serão pagas aproximadamente quarenta dias depois, no vencimento da próxima fatura.

O cartão de crédito cobra multa e juros caso a fatura não seja paga na data de vencimento, cobra juros caso não seja realizado o pagamento integral da fatura, cobra juros quando você parcela a fatura, e cobra juros se você parcela a compra pela administradora do cartão. Evite todas estas situações.

Já sabemos como ele funciona, agora vamos aprender a utilizá-lo, para tanto devemos ter em mente que para se utilizar do cartão de crédito a pessoa deve ter no mínimo uma vida financeira equilibrada, entenda por equilibrada não o fato de ganhar muito dinheiro, mas o fato de gastar menos do que se ganha. Muitas pessoas ganham rios de dinheiro mas estão sempre com desequilíbrio financeiro, pois todo este dinheiro é gasto sem planejamento.

Acertado o ponto de equilíbrio entre ganhos e despesas o caminho para tirar proveito das vantagens do cartão de crédito estará aberto.

Talvez a vantagem mais perceptível dos cartões de crédito seja os programas de premiações. Muitos cartões possuem sistema de pontuação onde os pontos são ganhos quando se paga a fatura, quanto mais se dá preferência ao pagamento com o cartão mais pontos são ganhos. Estes pontos podem ser convertidos em brindes ou até mesmo passagens aéreas. Aqui no entanto cabe salientar que não compensa pagar mais caro nas compras só para acumular pontos, se houver condições financeiras no momento vale mais garantir um valor mais barato no pagamento em dinheiro ou cartão de débito que pagar mais caro no cartão de crédito.

O limite do cartão pode ser utilizado para pagar as compras mensais em uma única data (que pode ser escolhida), de preferência logo após o recebimento do salário ou outro tipo de provento. Desta forma pode-se fazer as comprar durante o mês sem ter disponibilidade de dinheiro, mas lembre-se os gastos tem que ser planejados para de forma alguma ultrapassar o valor dos proventos que serão recebidos no mês de vencimento da fatura, caso contrário vamos infringir a regra de não pagar juros.

Com o cartão de crédito é possível realizar parcelamento sem juros em vários estabelecimentos e sem a necessidade de realizar qualquer cadastro no local. Não é necessário se cadastrar em todos as lojas da cidade para comprar a prazo e parcelado, basta o cadastro no emissor do cartão, com isto se ganha tempo e liberdade de escolha de onde realizar as compras. Lembre-se que o valor total da compra ficará indisponível no limite do cartão e não apenas o valor da parcela. Para que o parcelamento seja sem juros no comprovante deve estar escrito “parcelamento loja” ou “parcelamento estabelecimento” e não “parcelamento administradora”.

Com a fatura do cartão de crédito você saberá exatamente com o que está gastando durante o mês, é bem mais organizado que pagamentos em dinheiro. Sempre que a fatura chegar deve-se analisá-la com cautela, e identificar compras que poderiam ser evitadas. Uma boa prática é guardar sempre todos os comprovantes de utilização do cartão e conferir com a fatura para identificar qualquer erro ou fraude. Hoje em dia os lançamentos na fatura podem ser vistos na internet no decorrer do mês, antes mesmo de fechar a fatura, se possível deve-se verificar uma vez por semana estes lançamentos para se antecipar a possíveis fraudes. Quanto antes o emissor do cartão for avisado mais fácil os problemas encontrados serão solucionados. A maioria dos cartões de créditos emitidos nos dias de hoje possuem chip e senha para autorização do pagamento, o que torna muito mais difícil qualquer tipo de fraude.

Anualmente é cobrada uma taxa (a anuidade) que segundo o emissor do cartão serve para realizar a manutenção deste meio de pagamento. Se utilizarmos o cartão de forma correte, efetuando os pagamentos em dia, e realizando várias comprar nele podemos tentar negociar o valor desta taxa, os emissores costumam permitir descontos na anuidade para bons clientes.

Cuidado com propostas de seguros e capitalizações recebidas por telefone para serem lançadas na fatura do cartão. Muitas pode-se contratar serviços desnecessário neste momento.

Para terminar uma dica sobre casos de emergência, onde a única saída parece ser o pagamento parcial ou o parcelamento da fatura. Nestes casos, antes de mais nada, deve-se verificar os juros cobrados pela administradora do cartão, veja se não é possível conseguir algo melhor em seu banco. Evite o pagamento mínimo, prefira parcelar a fatura, os juros são mais baratos. Planeje o pagamento deste parcelamento, é uma despesa a mais que você terá pelos próximos meses, provavelmente algum outro gasto precisará ser sacrificado para tanto.

O Cartão de Crédito é um grande aliado do planejamento financeiro, mas para utilizá-lo já deve existir pelo menos um esboço de planejamento que evite que o pagamento de juros e torne a convivência com o cartão amistosa e não hostil.

Continuar pesquisando...

Custom Search
© Copyright Ponto de Partida - 2006 - 2011
Todos os direitos reservados.