Energia Solar – Sistema Residencial

Energia Solar - Sistema Residencial

O Sol através de sua radiação fornece energia o ano inteiro. Esta energia solar pode ser capturada e se transformar na energia elétrica usada em sua residência. Saiba como utilizar a Energia Solar para reduzir a sua conta de energia elétrica.

O sol brilha para todos

Ao contrário de outras fontes de energia que exigem processos complicados de extração, grandes investimentos para geração, e geralmente ficam a grandes distancias do seu ponto de utilização, a Energia Solar chega em todos os imóveis do Brasil. O processo de captura e conversão da energia solar em energia elétrica já é bastante conhecido. Os primeiros satélites já se utilizavam da energia solar para manter suas funções no espaço. O que mudou nos últimos anos foi a possibilidade de cada cidadão poder produzir sua própria energia e emprestá-la para a distribuidora de energia elétrica local.

A grande mudança promovida pela ANEEL

Em 17 de abril de 2012, entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012. Esta resolução definiu as regras da geração distribuída de energia. O consumidor brasileiro poderia, então, gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis.  Além disto, tornou-se possível fornecer o excedente desta energia para a rede de distribuição de sua localidade. A partir desta resolução, a população brasileira passou a ter uma escolha, entre comprar toda a energia da distribuidora local, ou gerar a sua própria energia.

A Energia Solar é mais barata que a energia elétrica da distribuidora

A maneira mais simples de se gerar sua própria energia é por meio de captação da energia solar. O avanço da tecnologia dos painéis solares e a produção em massa de células solares reduzirão seus custos. Hoje o consumidor possa instalar em seu telhado um sistema de energia solar e ainda obter ganhos financeiros. Além da energia gerada a partir de painéis solares ser mais barata, a maioria dos Estados brasileiros passou a isentá-la do pagamento de ICMS.  Com o passar do tempo o investimento em um sistema de geração de energia solar passa a gerar uma receita adicional para seu proprietário, aumentando seu poder de consumo.

O sistema de geração de Energia Solar funciona junto com a rede elétrica da distribuidora

Quando se instala um sistema de energia solar, não se perde a ligação com a rede elétrica da distribuidora local. Pelo contrário, os dois sistemas passam a funcionar em conjunto. Assim, durante o dia, o sistema de energia solar atende a demanda do local onde foi instalado. Se houver excesso de energia gerada, ele será transferido para a rede da distribuidora. O consumidor ficará, então, com um crédito de energia. Este crédito pode ser utilizado durante o período noturno, quando os painéis solares não geram energia elétrica. Não há riscos do local ficar sem energia elétrica, pois caso o sistema solar não esteja produzindo energia suficiente para a demanda no momento, a energia da distribuidora é consumida.

Como ter acesso a um Sistema de Energia Solar Residencial?

Um sistema que gera energia elétrica a partir da energia solar é sem dúvidas uma das maiores inovações que poderiam chegar as residenciais de todos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, por se tratar de energia limpa e renovável, gera uma grande economia de dinheiro durante o longo dos anos. Procure uma empresa especializada, que cuidará do projeto para sua residencia, dos tramites junto a distribuidora de energia local, e da instalação do sistema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *