Fogão – O Guia de Compra

O fogão está presente em praticamente todos os lares brasileiros. Seu funcionamento básico é de conhecimento de praticamente todas as pessoas. No entanto existem várias características nos aparelhos mais modernos que podem fazer a diferença na hora da escolha de fogão novo.

O que devo saber antes de comprar um fogão

Chama dupla de um FogãoNos dias de hoje a compra de qualquer eletrodoméstico exige um certo conhecimento de seus possíveis compradores. Saber quais são as características de vários produtos similares é importante para poder escolher o produto que lhe entregue mais por um preço menor. Com o fogão não é diferente, saber o que são acendimento automático total, grade deslizante, grill, válvula de segurança, bico injetor horizontal, é pressuposto para ir as compras.

A seguir vamos tentar explicar da melhor forma possível o que significa cada uma das principais características do fogões atuais.

Tipo do fogão: piso ou de embutir

Fogões de piso são os mais comuns, podem ser colocados em qualquer local, desde que tenha a ventilação necessária.

Já fogões de embutir são idealizados para serem embutidos em armários. Para isto um armário deve ser construído especificamente para que o fogão seja acoplado. O armário deve possuir espaços para circulação de ar e apoio para que o mesmo não toque diretamente o chão. Geralmente são mais caros que os fogões de piso.

Tipo de acionamento: manual ou automático

Fogões mais simples exigem que suas chamas e o forno sejam acessos manualmente com a ajuda de fósforos ou isqueiros.

Modelos mais modernos de fogão possuem acendimento automático. Este sistema de acionamento consiste em um sistema que utiliza uma descarga elétrica próximo aos queimadores para produzir a faísca capaz de acender a chama.

O acendimento automático pode ser simples, restrito aos queimadores superiores, ou pode ser total, funcionando também para acender a chama do forno.

O acendimento automático pode ser acionado por um botão no painel do fogão, ou pode ser acionado junto ao controle giratório da chama, neste caso no momento em que a botão é girado o fluxo de gás é liberado e ao mesmo tempo é produzida a faísca necessária para acender a chama.

Existe uma variação de acendimento automático do forno, que utiliza um mecanismo mecânico e não elétrico para acender a chama.

Número de bocas

Os modelos de fogões mais conhecidos possuem de quatro a seis bocas. O número de bocas influência no tamanho total do fogão, sendo que o forno de fogões de seis bocas são maiores que dos fogões de quatro bocas.

Os fogões de cinco bocas possuem uma das bocas maior, com melhor capacidade de aquecimento, geralmente localizada no meio da mesa. Quanto mais bocas o fogão possuir, maior será a capacidade de cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Fogões com mais bocas também possuem um ganho na capacidade de preparar receitas no forno, porém o consumo de gás neste compartimento será maior.

Tamanho dos queimadores

O fogão pode possuir um ou mais queimadores com tamanho acima do normal. Estes queimadores maiores podem servir para serem utilizados com panelas de maior capacidade, que precisão de maior quantidade de calor para preparar o alimento. Podem facilitar a vida na hora de cozinhar certos pratos.

Forno autolimpante

Hoje em dia praticamente todos os fogões possuem forno autolimpante. Estes fornos são revestidos por um esmalte micro-poroso que tem a capacidade de reagir com óleos e gordura e eliminá-los das paredes internas do fogão. Deve-se tomar cuidado para evitar riscos neste esmalte, o que anularia sua capacidade de auto-limpeza.

Prateleiras do forno

Os fornos podem possuir uma ou mais prateleiras, dificilmente possuindo mais do que duas prateleiras. Fornos com duas prateleiras podem preparar mais alimentos, assar dois bolos ao mesmo tempo, por exemplo. As prateleiras pode ser fixas ou deslizantes. Prateleiras deslizantes facilitam o acesso ao alimento que está no forno. Ao se abrir a porta elas deslizam para fora do forno deixando o numa posição mais fácil de ser manuseado.

Luz no forno

Alguns modelos não possuem luz no forno, porém este é um recurso que auxilia muito o seu uso no dia-a-dia. Com este recurso é possível acompanhar o processo de preparo do prato sem a necessidade de abrir a porta do forno. Aberturar do forno durante o preparo de alimentos pode desestabilizar sua temperatura interna.

Botões removíveis

Botões de controle de chama removíveis auxiliam na limpeza do painel e evitam a formação de camadas de gordura em seu entorno.

Botões com Trava de Segurança

Botões com trava de segurança impedem que crianças liberem o fluxo de gás dos queimadores ou do forno. Geralmente para destravar o botão é necessário que o mesmo seja pressionado contra o painel para só depois poder ser girado.

Capa dos Queimadores Esmaltadas

As capas dos queimadores esmaltadas (aquelas pretas) facilitam a limpeza desta peça pois os alimentos aderem menos a elas.

Mesa inox sobreposta

Praticamente todos os modelos nos dias de hoje utilizam a mesa do fogão em inox, que é um material muito resistente. No entanto o inox risca facilmente e sua limpeza requer mais cuidado para que isto não aconteça.

Mesa sem furação com cantos arredondados

O fato da mesa do fogão não possuir nenhum furo (geralmente os furos são para encaixe da grade superior) impede que líquidos entrem no fogão prejudicando seu funcionamento. Os cantos arredondados facilitam a limpeza e evitam o acumulo de sujeira.

Válvula de segurança no forno

É um item presente em todos os novos fogões, sua função é a de cortar o fluxo de gás caso a chama se apague. Desta maneira evita-se o acumulo de gás no forno, o que poderia causar explosões ou intoxicações.

Timer

A função timer presente em alguns modelos tem como objetivo facilitar a marcação do tempo de prepado do alimento. Se algo precisa ficar no forno ou em alguma chama por 15 minutos, por exemplo, ajusta-se o timer para este tempo. Ao final do período um aviso sonoro será emitido pelo fogão para avisar que a chama deve ser apagada. Em modelos mais modernos é possível que o timer desligue a chama automaticamente ao final do tempo programado.

Injetor de gás horizontal

Os injetores são os bicos por onde sai o gás que vai para o queimador. Injetores na posição vertical, com a saída de gás voltada para cima, aumentam a possibilidade de alguma sujeira o intupí-lo. Injetores horizontais tem a saída de gás voltada para uma das laterais internas dos queimadores. A saída lateral dificulta o acumulo de sujeita reduzindo as manutenções.

Estufa

A estufa é um compartimento localizado abaixo do forno. Nela pode-se manter alimentos aquecidos enquanto o forno é utilizado. Também serve para armazenar panelas e outros utensílios.

Grill

O grill consistem em uma grade localizada na parte superior do forno. Sua principal função é dourar e gratinar os alimentos quando aquecidas.

Pés altos

Alguns modelos possuem pés mais elevados que o normal o que facilita a limpeza do chão abaixo do fogão.

Conclusão

Conhecendo melhor as características dos fogões é mais fácil escolher o que melhor se enquadra no perfil do comprador, e analisando os preços pode-se encontrar o melhor custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *